Quais as funções do brinde em estratégias promocionais?

 

Segundo Paulo Prado, professor, consultor empresarial e doutor em marketing, o brinde pode ter várias funções dentro da estratégia promocional de uma empresa, que são: 

• Lembrança da marca – Quando o brinde acompanha a pessoa em vários momentos da sua vida profissional. Serve para fidelizar e ajuda a manter o reconhecimento da marca perante seu público-alvo. Por exemplo: uma agenda, uma caneta ou um chaveiro. 

• Agradecimento – Quando o brinde sugere agradecimento por um bom ano de relacionamentos. 

• Abertura de negócios – Quando o brinde pretende facilitar o contato inicial com um cliente ou então manter o relacionamento enquanto se está em negociação. 

• Reconhecimento – Quando o brinde é uma forma de reconhecimento da importância do cliente para a empresa. 

E a composição dos brindes dados pela empresa pode ser diferente para cada uma das funções acima, levando-se em consideração: o público-alvo, o posicionamento da marca e os resultados esperados da ação. 

O primeiro ponto, de acordo com Paulo Prado, é saber exatamente quais objetivos deverão ser alcançados com a distribuição de brindes, por exemplo: uma empresa que resolve dar canetas precisa se perguntar no que isso vai reforçar a marca ou reconhecer o cliente como importante. “O que não dá para fazer é ter um pacote de canetas e distribuí-las para toda e qualquer pessoa que cruzar a frente do vendedor, como, aliás, acontece em muitos casos. A entrega deve ser seletiva e com critérios bem definidos”, destaca o professor. 

 

Fonte: Revista Venda Mais

 

Veja também:
5 Benefícios dos Brindes Para Empresas Pequenas
O que é Marketing de Relacionamento?
5 dicas infalíveis para conquistar e manter clientes