A pesquisa enfatiza a relevância do Brinde com uma estratégia de Marketing Promocional. A força de um brinde para ressaltar a sua marca na mente do cliente. No aspecto metodológico foi feita uma pesquisa bibliográfica em livros e na internet.
1. INTRODUÇÃO
O mundo e as pessoas estão em constante mudança. E para se obter uma excelente estratégia de marketing, é preciso conhecer o público alvo e saber que cada cliente é único. Só assim, poderemos mostrar o poder do brinde ou seja eternizar a marca da sua empresa com uma ligação emocional com o cliente.
O que é uma Marca? A marca pode ser exatamente um nome, um desenho ou sinal com o principal objetivo de identificar empresas, produtos e pessoas. Segundo Christopher Kenton (2007) define marca como "uma idéia na mente dos consumidores... e essa idéia é formada pelo que se diz e pelo que se faz."
Devemos aprender que uma marca simplesmente não nasce, mas sim é planejada, desenvolvida e construída. O grande desafio hoje em dia do Marketing é criar e manter marcas fortes no mercado globalizado que vão ao encontro das necessidades e desejos dos clientes.
Mas qual a diferença entre necessidades e desejos? A necessidade é intrínseca, ou seja, estar dentro de cada pessoa, é próprio e essencial. E o desejo é extrínseco, ou seja, que é exterior, que não pertence à essência de uma coisa. (GOIS, 2011)
2. MARKETING PROMOCIONAL
Marketing Promocional é uma operação na qual a essência se baseia numa ação de promoção de vendas. Uma atividade de marketing promocional tem, como particularidade, a interação de marcas produtos ou serviços com seu publico-alvo. (Wikipédia, a enciclopédia livre)
O Marketing Promocional vem se destacando a cada dia e tem sido uma relevante ponte entre a marca e os clientes. Muitas pessoas ainda confundem marketing promocional com propaganda, mas são conceitos diferentes. A propaganda gera no cliente uma mudança nas suas atitudes e o marketing promocional trabalha com a mudança de comportamento desse cliente. E para se entender melhor essa diferença: a atitude é intenção e o comportamento é ação.
Existem diversas ferramentas que podemos utilizar no marketing promocional, como exemplo: Sorteios, Merchandising, Descontos, etc. Mas iremos falar especialmente do BRINDE.
3. BRINDE
Brinde é uma relevante ferramenta de marketing que as empresas utilizam para conquistar a simpatia dos seus clientes. O grande lance do Brinde é que o produto deve oferecer ao cliente uma boa utilidade e além do mais causar visibilidade da sua marca.
É necessário criar uma ligação direta entre o brinde, sua marca e o mercado. Outro cuidado importante é que o brinde proporcione necessidade de uso para as pessoas, desta maneira sua marca estará presente por um período muito maior nas mãos das pessoas. (MEIRA, 2011)
O brinde tem poder exatamente quando ele encanta e conquista a simpatia do cliente, quando faz com quer ao ver o brinde automaticamente o cliente lembre-se da nossa marca e fixe a idéia positiva da sua empresa. O ponto fundamental é fazer lembrar e fixar a marca, isso faz toda diferença no mercado, pois cria laços afetivos com o cliente e estimula a percepção que aquilo foi feito especialmente para ele.
Nós seres humanos somos emotivos e o brinde está diretamente ligado as nossas emoções, ou seja, ele (o brinde) transmite atenção e carinho, sendo assim, há uma construção de elo entre a empresa e o cliente, fazendo o mesmo se sentir especial e valorizado ao ganhar aquele brinde especial. Mas precisamos está atentos com as constantes mudanças globalizadas, pois fatos que nos emocionam hoje, exatamente hoje, podem não nos emocionar amanhã, lembrem-se sempre que as coisas mudam constantemente.
Então como já vimos o poder dos brindes está na utilidade que o produto oferece ao cliente e também ao valor expressivo emocional que está diretamente ligado ao brinde. Vamos criar um exemplo: uma empresa S.Gois Bordados Computadorizados, que faz produtos personalizados como conjuntos de toalhas, lençóis, etc., oferece aos seus clientes um mimo de brinde (uma toalhinha de mão (com diversas cores) com a marca da empresa e para encantar mais, o brinde vem com o nome personalizado do cliente), esse é o ponto certo, pois o cliente em toda oportunidade que for utilizar o brinde que é a toalhinha de mão, seja na academia, no carro ou em casa, automaticamente irá lembrar da marca da empresa de bordados computadorizados e além disso se sentirá valorizado porque o brinde foi feito especialmente para ele (Cliente).
Valorize o seu cliente, superando suas expectativas com serviços e produtos. Encante, seja diferente! E sua marca, ficará no coração e na mente das pessoas. Quanto mais respeitada é sua marca, mais conquistará espaço no mercado. (GOIS,2011)
Fonte: http://www.administradores.com.br/
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